quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Apresentação do blog

Caros leitores
Apesar do meu escasso tempo resolvi criar este blog. É uma forma de colocar on line as minhas ideias sobre a organização do ensino superior em Portugal. É também uma forma de recolher opiniões e de debater ideias sobre o assunto. Todo o blog se centra na ideia de que o actual sistema binário que separa o ensino superio português em dois universos distintos, é injusto e é contraproducente. Injusto porque o sub-sistema politécnico é o parente pobre que serve para melhorar as estatísticas de acesso ao ensino superior, mas que ao mesmo tempo é estigmatizado pela sociedade e se debate com dificuldades de toda a ordem. Contraproducente porque esta estigmatização leva a que muitos alunos que gostariam de facto de seguir uma via profissionalizante, não o fazem e preferem inscrever-se numa (muito mais prestigiada) universidade e não num politécnico.
Enfim este é o texto de arranque. Outros se seguirão.